O metrô do Distrito Federal vai funcionar das 6h às 20h, no domingo de provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), marcado para 5 de maio. A ampliação do horário de serviço havia sido pedida pelo deputado distrital Max Maciel (PSol), por meio de ofício enviado à Secretaria de Transporte e Mobilidade local (Semob).
A decisão da diretoria da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) estendeu em duas horas o tempo de operação do transporte coletivo – que, aos domingos, funciona das 7h e 19h.
Em 5 de maio, 220.442 candidatos vão prestar o Concurso Público Nacional Unificado, chamado de “Enem dos Concursos”, no Distrito Federal.
No turno matutino, a abertura dos portões acontece às 7h30 e o término de aplicação está marcado para 11h30. No vespertino, às 13h os portões se abrem e às 18h acontece o término. Candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas, e tenham solicitado no ato da inscrição, podem fazer a prova até 19h.
O CNU terá provas divididas em três etapas. O processo abriu mais de 6 mil vagas de nível médio e superior, para 21 órgãos públicos.
“Esse concurso representa uma oportunidade significativa para inúmeros cidadãos que buscam ingressar no serviço público […]. No entanto, muitos candidatos podem enfrentar dificuldades de deslocamento, especialmente aqueles que residem em regiões mais distantes ou que dependem do transporte público para se locomover”, justificou Max, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa (CLDF).
A Semob também elabora alguns ajustes nas linhas de ônibus para a data do CNU.