Skip to main content

Aposentados

Aqui nesta página colocaremos matérias de interesse também dos
colegas assefeanos aposentados e depoimentos desses servidores.

MIGUEL ARCANJO BATISTA

“Sou muito grato ao Senado por ter me possibilitado viver e testemunhar tantos momentos, discursos memoráveis e conhecer algumas das pessoas mais competentes e profi ssionais com quem trabalhei.”

Eu sou Miguel Arcanjo Batista e estou aposentado há 28 anos de uma profissão que já quase não existe mais. Está lá na minha carteira de trabalho: linotipista. Realmente, algo do passado, de outra época. Meu trabalho consistia em operar o Linótipo, utilizado na impressão tipográfica. O processo era manual, analógico mesmo. Tudo era feito com bastante cuidado e atenção. Hoje, as impressões são feitas em processos digitais, de forma rápida. As pessoas sequer pensam sobre o processo necessário.

HERALDO DE ABREU COUTINHO

Meu nome é Heraldo de Abreu Coutinho, nasci no Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1930.

Vim para Brasília, no ano de 1958, pela companhia americana RCA Victor Radio S.A, na qual trabalhava para instalar os equipamentos eletrônicos para inauguração da nova capital.

A RCA foi a empresa vencedora da licitação, junto à Novacap, para fornecer e instalar os equipamentos eletrônicos para inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960. Três equipes foram enviadas, compostas por engenheiros e técnicos, para efetuar os trabalhos de micro-ondas, rádio, TV e sonorização.