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A ‘descoberta do século’ que revela luxo espetacular em Pompeia

By 27 de janeiro de 2025No Comments

Uma enorme terma particular é descoberta depois de ficar 2 mil anos escondida sob rochas vulcânicas e cinzas. Detalhe de um afresco descoberto recentemente em Pompeia.
TONY JOLLIFFE/BBC
Após ficar escondida sob metros de rocha vulcânica e cinzas por 2 mil anos, uma descoberta do tipo “que acontece a cada século” foi feita na antiga cidade romana de Pompeia.
Arqueólogos encontraram uma suntuosa terma particular — possivelmente a maior já descoberta no local — com câmara quente, morna e fria, obras de arte requintadas e uma piscina de imersão enorme.
O complexo semelhante a um spa fica no centro de uma grande residência descoberta nos últimos dois anos durante uma escavação importante.
“São estes espaços que realmente fazem parte do ‘efeito Pompeia’ — parece que as pessoas saíram de lá há apenas um minuto”, diz Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, que revelou a nova descoberta com exclusividade à BBC News.
O vestiário da terma tem paredes vermelhas vibrantes, piso de mosaico e bancos de pedra.
TONY JOLLIFFE/BBC
A análise de dois esqueletos descobertos na casa também mostra o horror enfrentado pelos habitantes de Pompeia quando o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C.
BBC
A análise de dois esqueletos descobertos na casa também mostra o horror enfrentado pelos habitantes de Pompeia quando o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C.
Os restos mortais pertenciam a uma mulher, com idade entre 35 e 50 anos, que estava segurando joias e moedas, e a um homem mais jovem, que estava na adolescência ou com 20 e poucos anos.
Eles haviam se trancado em um pequeno cômodo, mas foram mortos quando um tsunami de gás vulcânico superaquecido e cinzas — conhecido como fluxo piroclástico — devastou a cidade.
“Este é um lugar dramático, e tudo o que você encontra aqui remete ao drama”, diz Ludovica Alesse, restauradora de Pompeia.
A piscina de imersão da câmara fria, que tem mais de 1 metro de profundidade, comporta de 20 a 30 pessoas.
TONY JOLLIFFE/BBC
Um terço da cidade antiga ainda está escondido sob os escombros vulcânicos da tragédia, mas a nova escavação — a mais extensa em uma geração — fornece novas perspectivas sobre como era a vida romana antiga.
Os arqueólogos foram acompanhados por uma equipe de documentários da BBC e da Lion TV, para uma série chamada Pompeii: The New Dig (“Pompeia: a nova escavação”, em tradução livre).
Um quarteirão inteiro de Pompeia foi descoberto, revelando uma lavanderia e padaria, assim como uma grande residência particular. Acredita-se que tudo isso pertencia a um indivíduo rico, possivelmente Aulus Rustius Verus, um político influente de Pompeia.
A descoberta da terma é mais uma confirmação de seu status de elite, segundo Zuchtriegel.
“Há apenas algumas casas que possuem um complexo de terma particular, então era algo realmente para os mais ricos dos ricos”, ele explica.
“E é tão grande — provavelmente é o maior complexo de terma em uma casa particular de Pompeia.”
Aqueles que tiveram a sorte de usar a terma teriam se despido em um vestiário com paredes vermelhas vibrantes e um piso de mosaico com formas geométricas feitas de mármore de todo o Império Romano.
Em seguida, eles iriam para a câmara quente, mergulhariam em uma banheira e desfrutariam do calor semelhante ao de uma sauna, proporcionado por um piso suspenso que permitia que o ar quente fluísse por baixo, e paredes com uma cavidade por onde o calor podia circular.
Depois, eles iriam para a câmara morna, pintada de cores vivas, onde óleo era esfregado em suas peles, antes de ser raspado com um instrumento curvo chamado estrígil.
Finalmente, eles entrariam na maior e mais espetacular sala de todas— o frigidário ou câmara fria. Cercado por colunas vermelhas e afrescos de atletas, um visitante poderia se refrescar na enorme piscina de imersão, que comporta de 20 a 30 pessoas.
“Nos verões quentes, você poderia sentar com os pés na água, conversando com seus amigos, talvez desfrutando de uma taça de vinho”, diz Zuchtriegel.

BBC
A terma é a descoberta mais recente a emergir desta casa extraordinária.
Um enorme salão para banquetes com paredes pretas e obras de arte de cenas clássicas de tirar o fôlego foi encontrado no ano passado. Um cômodo menor e mais íntimo, pintado de azul claro, onde os moradores iam rezar para os deuses, também foi descoberto.
A residência estava passando por uma reforma — ferramentas e materiais de construção foram encontrados por toda parte. No cômodo azul, uma pilha de conchas de ostras está no chão, pronta para ser moída e aplicada nas paredes para dar a elas um brilho cintilante.
Um pequeno cômodo azul usado para orações. No chão, uma pilha de conchas de ostras.
TONY JOLLIFFE/BBC
Ao lado deste belo espaço, em um cômodo apertado com quase nenhuma decoração, foi feita uma descoberta surpreendente: os restos mortais de dois moradores de Pompeia que não conseguiram escapar da erupção.
O esqueleto de uma mulher foi encontrado deitado em cima de uma cama, curvado em posição fetal. Os restos mortais de um homem estavam no canto deste pequeno cômodo.
“O fluxo piroclástico do Vesúvio veio pela rua, do lado de fora deste cômodo, e causou o colapso de uma parede, que basicamente o esmagou até a morte”, explica Sophie Hay, arqueóloga de Pompeia.
“A mulher ainda estava viva enquanto ele estava morrendo — imagina o trauma —, e então este cômodo se encheu com o resto do fluxo piroclástico, e foi assim que ela morreu.”
A análise do esqueleto masculino mostrou que, apesar de sua pouca idade, seus ossos apresentavam sinais de desgaste, sugerindo que ele era de status social inferior, possivelmente até mesmo um escravizado.
O esqueleto de uma mulher, segurando moedas, foi encontrado curvado em posição fetal.
ARCHAEOLOGICAL PARK OF POMPEII/SOPHIE HAY
A mulher era mais velha, mas seus ossos e dentes estavam em boas condições.
“Ela provavelmente era alguém de uma posição mais alta na sociedade”, avalia Hay.
“Pode ter sido a esposa do proprietário da casa ou talvez uma assistente que cuidava da esposa — simplesmente não sabemos.”
Uma variedade de itens foi encontrada em uma mesa de mármore no cômodo — copos, jarras de bronze e cerâmica —, talvez levados para o local onde a dupla havia se escondido na esperança de esperar a erupção passar.
Mas são os itens que as vítimas estavam segurando que são de particular interesse. O homem estava com algumas chaves, enquanto a mulher foi encontrada com moedas de ouro e prata e joias.
Um par de brincos de ouro e pérolas foi encontrado perto do esqueleto feminino.
TONY JOLLIFFE/BBC
Estes itens estão guardados no cofre de Pompeia, junto a outras descobertas de valor inestimável da cidade, e tivemos a chance de vê-los com o arqueólogo Alessandro Russo.
As moedas de ouro ainda brilham como se fossem novas, e ele nos mostra delicados brincos de ouro e pérolas naturais, pingentes de colar e pedras semipreciosas intrincadamente entalhadas. Segundo ele, eram itens muito pessoais.
“Quando encontramos este tipo de objeto, a distância entre os tempos antigos e os tempos modernos desaparece”, diz ele.
“E podemos tocar em um pequeno pedaço da vida destas pessoas que morreram na erupção.”
O arqueólogo Alessandro Russo segura uma moeda de ouro encontrada com o esqueleto feminino.
TONY JOLLIFFE/BBC
Sophie Hay descreve o complexo da terma particular como uma descoberta única em um século, que também lança mais luz sobre um lado mais sombrio da vida romana.
Logo atrás da câmara quente, há uma sala de caldeira. Um cano trazia a água da rua, sendo que uma parte era desviada para a piscina de imersão fria — e o restante era aquecido em uma caldeira de chumbo destinada à câmara quente. As válvulas que regulavam o fluxo parecem tão modernas que é como se você pudesse ligá-las e desligá-las ainda hoje.
Com uma fornalha embaixo, as condições neste cômodo teriam sido insuportavelmente quentes para os escravizados que tinham de manter todo o sistema funcionando.
Tubulações e torneiras na sala da caldeira da residência.
TONY JOLLIFFE/BBC
“A coisa mais poderosa destas escavações é o forte contraste entre a vida dos escravizados e a dos muito, muito ricos. E aqui vemos isso, a diferença entre a vida suntuosa da terma e a sala da fornalha, onde os escravizados alimentavam o fogo e trabalhavam o dia todo”, afirma Sophie Hay.
“Uma parede é suficiente para dividir você entre dois mundos diferentes.”
A escavação está em suas últimas semanas — mas novas descobertas continuam a emergir das cinzas. Um número limitado de visitantes tem permissão para visitar a escavação enquanto ela está em andamento, mas posteriormente ela será totalmente aberta ao público.
“Todo dia aqui é uma surpresa”, diz Anna Onesti, diretora da escavação.
“Às vezes, pela manhã, venho trabalhar pensando que é um dia normal de trabalho — e, então, descubro que encontramos algo excepcional. É um momento mágico para a vida de Pompeia, e este trabalho de escavação nos oferece a possibilidade de compartilhar isso com o público.”
Arqueólogos encontram pinturas greco-romanas nas ruínas de Pompeia

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O time campeão em 1972

O time campeão em 1972

1. Geraldo Brito, Administração; 2. Dr. Paulo Menezes, Serviço Médico; 3. Hélio Buani, diretor Industrial da Gráfica; 4. Vavá, Coordenação; 5. Melão,Melinho, Manutenção Industrial; 6. Juarez, convidado; 7. Érito, Chaveirinho, Paraguaio; 8. Manoel, goleiro, filho do Dr. Ary, dentista do Serviço Médico; 9. Sinézio, goleiro, Manutenção; 10. Eraldo, Impressão Tipográfica; 11. Eurípedes Maninho, Linotipo; 12. Ximenes, Fotolito; 13. César, convidado; 14. Luis Mendonça, mascote, filho do Luis do Trombone, porteiro da Gráfica; 15. Eduardo, Expedição; 16. Celino, convidado; 17. Dazinho, convidado; 18. Walmir, Administração; 19. Tião, Manutenção.

1. Geraldo Brito, Administração; 2. Dr. Paulo Menezes, Serviço Médico; 3. Hélio Buani, diretor Industrial da Gráfica; 4. Vavá, Coordenação; 5. Melão,Melinho, Manutenção Industrial; 6. Juarez, convidado; 7. Érito, Chaveirinho, Paraguaio; 8. Manoel, goleiro, filho do Dr. Ary, dentista do Serviço Médico; 9. Sinézio, goleiro, Manutenção; 10. Eraldo, Impressão Tipográfica; 11. Eurípedes Maninho, Linotipo; 12. Ximenes, Fotolito; 13. César, convidado; 14. Luis Mendonça, mascote, filho do Luis do Trombone, porteiro da Gráfica; 15. Eduardo, Expedição; 16. Celino, convidado; 17. Dazinho, convidado; 18. Walmir, Administração; 19. Tião, Manutenção.

Um passeio em Paquetá

Associação Atlética Senado Federal

Um passeio em Paquetá

Pelos idos dos anos 1950, os colegas do Senado, sócios da Associação Atlética Senado Federal – ô povo bom de se associar, esses funcionários do Senado – marcaram uma partida de futebol e passeio em Paquetá, ilha na baía de Guanabara. Quem nos faz o relato é Arnaldo Gomes, ex-diretor da Gráfica do Senado: “Foi o time dos funcionários do Senado, o mascote sou eu! à frente de meu pai João Aureliano (1). Reconheci o Velho Madruga (2), que era o presidente da associação, o Arnaldo da Contabilidade (6), o goleiro Darione (3), irmão do Nerione, Zezinho (4) de gorro, Diretor das Comissões e Luiz Monteiro (5) que também veio para Brasília e foi um inesquecível diretor Administrativo do Senado. A foto deve ser de 1950, quando os servidores do Senado foram jogar em Paquetá. Viajamos numa sexta, depois do expediente no Palácio Monroe e voltamos domingo à tarde para o Rio de Janeiro. Do resultado do jogo eu não lembro, mas foi uma diversão.”

Pelos idos dos anos 1950, os colegas do Senado, sócios da Associação Atlética Senado Federal – ô povo bom de se associar, esses funcionários do Senado – marcaram uma partida de futebol e passeio em Paquetá, ilha na baía de Guanabara. Quem nos faz o relato é Arnaldo Gomes, ex-diretor da Gráfica do Senado: “Foi o time dos funcionários do Senado, o mascote sou eu! à frente de meu pai João Aureliano (1). Reconheci o Velho Madruga (2), que era o presidente da associação, o Arnaldo da Contabilidade (6), o goleiro Darione (3), irmão do Nerione, Zezinho (4) de gorro, Diretor das Comissões e Luiz Monteiro (5) que também veio para Brasília e foi um inesquecível diretor Administrativo do Senado. A foto deve ser de 1950, quando os servidores do Senado foram jogar em Paquetá. Viajamos numa sexta, depois do expediente no Palácio Monroe e voltamos domingo à tarde para o Rio de Janeiro. Do resultado do jogo eu não lembro, mas foi uma diversão.”

Associação Atlética Serviço Gráfico

Associação Atlética Serviço Gráfico – AASG

Muito se fala do porquê do encerramento das atividades da associação do Serviço Gráfico. Há duas versões que explicariam o encerramento das atividades que levou, por consequência, ao fim do time de futebol.
Para Sinézio Justen da Silva, goleiro titular do time campeão de 1972, algumas regalias que eram dadas para os profissionais gráficos, atletas, criavam um certo mal- estar entre os servidores. “Por conta das partidas, os jogadores saíam antes de terminado o expediente para treinar e ainda havia a concentração que era feita nos hotéis do Setor Hoteleiro Norte, levando a que os outros colegas reclamassem do tratamento dado a quem atuava no time de futebol”, diz o mineiro de Juiz de Fora que havia chegado a Brasília pouco antes de passar a formar no time da Gráfica.
Há os que dão a explicação mais simples, dizendo que a Assefe passara a aceitar a filiação de servidores da Gráfica o que deixava com função menor a AASG o que poderia levar ao seu esvaziamento. Diante dessa possibilidade a associação foi extinta em 1973.

Muito se fala do porquê do encerramento das atividades da associação do Serviço Gráfico. Há duas versões que explicariam o encerramento das atividades que levou, por consequência, ao fim do time de futebol.
Para Sinézio Justen da Silva, goleiro titular do time campeão de 1972, algumas regalias que eram dadas para os profissionais gráficos, atletas, criavam um certo mal- estar entre os servidores. “Por conta das partidas, os jogadores saíam antes de terminado o expediente para treinar e ainda havia a concentração que era feita nos hotéis do Setor Hoteleiro Norte, levando a que os outros colegas reclamassem do tratamento dado a quem atuava no time de futebol”, diz o mineiro de Juiz de Fora que havia chegado a Brasília pouco antes de passar a formar no time da Gráfica.
Há os que dão a explicação mais simples, dizendo que a Assefe passara a aceitar a filiação de servidores da Gráfica o que deixava com função menor a AASG o que poderia levar ao seu esvaziamento. Diante dessa possibilidade a associação foi extinta em 1973.

Eraldo!

Eraldo!
Conheci Eraldo no início da década de 1990. Cearense, já não portava o corpo de um atleta de futebol da AASG que o técnico Rui Márcio colocava tanto no ataque – e era goleador – quanto na defesa. Sandália de couro, aquela que o nordestino incorpora como poucos ao uniforme do dia a dia, bom de conversa, ele me contava histórias de sua vida nos campos de futebol por Brasília. Se empolgava narrando suas atuações e me falando de nomes que se perderam na minha memória. Talvez minha memória não desse conta de que eu ouvia relatos que expressavam a cultura de um grupo profissional. Do tempo em que a impressão tipográfica tinha sua importância na Gráfica, Eraldo era exímio em sua função. Mas enquanto o braço da máquina subia e descia, ele tinha tempo para mostrar com o movimento de suas mãos o desenho de uma jogada.
Contava-me aos risos a atuação de seu irmão, lateral esquerdo, marcando Garrincha em um amistoso em Fortaleza. Irmãos, mãe, todos foram ao estádio assistir, mas o craque da família jogou só o primeiro tempo. Acabou substituído com o short rasgado pelo tanto de movimento que fazia na tentativa de marcar o 7 botafoguense. Ria solto lembrando dos gritos que dava para incentivar o irmão, “entra duro, não dê chance!”.
Um dia Eraldo pegou sua bolsa, recolheu seu jaleco azul de impressor e nunca mais nos vimos.
Deixou uma história de jogador, de impressor tipográfico, de bom colega.
Obrigado por todas as histórias.
Um abraço, Eraldo!
Conheci Eraldo no início da década de 1990. Cearense, já não portava o corpo de um atleta de futebol da AASG que o técnico Rui Márcio colocava tanto no ataque – e era goleador – quanto na defesa. Sandália de couro, aquela que o nordestino incorpora como poucos ao uniforme do dia a dia, bom de conversa, ele me contava histórias de sua vida nos campos de futebol por Brasília. Se empolgava narrando suas atuações e me falando de nomes que se perderam na minha memória. Talvez minha memória não desse conta de que eu ouvia relatos que expressavam a cultura de um grupo profissional. Do tempo em que a impressão tipográfica tinha sua importância na Gráfica, Eraldo era exímio em sua função. Mas enquanto o braço da máquina subia e descia, ele tinha tempo para mostrar com o movimento de suas mãos o desenho de uma jogada.
Contava-me aos risos a atuação de seu irmão, lateral esquerdo, marcando Garrincha em um amistoso em Fortaleza. Irmãos, mãe, todos foram ao estádio assistir, mas o craque da família jogou só o primeiro tempo. Acabou substituído com o short rasgado pelo tanto de movimento que fazia na tentativa de marcar o 7 botafoguense. Ria solto lembrando dos gritos que dava para incentivar o irmão, “entra duro, não dê chance!”.
Um dia Eraldo pegou sua bolsa, recolheu seu jaleco azul de impressor e nunca mais nos vimos.
Deixou uma história de jogador, de impressor tipográfico, de bom colega.
Obrigado por todas as histórias.
Um abraço, Eraldo!

Joberto Sant’ Anna

Presidente da Assefe