A movimentação em torno da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), reflete a expectativa pelo confronto entre o Cruzeiro e o Athletic Club, nesta quarta-feira (22/1). Válido pela segunda rodada do Campeonato Mineiro de 2025, a partida é realizada pelo Metrópoles Sports.
Os torcedores chegaram cedo ao estádio, que abriu os portões por volta das 17h. Consigo, levaram a paixão pelos times, que prometem fazer da partida um momento importante para os espectadores.
Professor universitário, Gerson de Souza, 60 anos, assistirá ao jogo com os netos, Theo e Otto. Natural de Belo Horizonte (MG), o torcedor da Raposa mora na capital federal há 30 anos e nutre até hoje a paixão pelo futebol mineiro.
O jogo ainda será como uma “festa de aniversário” para Theo, que completou 7 anos no último domingo (19/1). “Tentamos mostrar para eles o time de nossa terra. Temos de pegar a paixão que herdamos de nossa cidade-natal para curtir um pouco do futebol aqui”, comentou.
Camisetas azuis e cantos de incentivo tomam conta das imediações e criam um clima de festa perto da Arena BRB. Angélica Lopes, de 63 anos, é cruzeirense fanática e compartilha essa paixão com sua sobrinha Isadora Prado, de 28 anos. “Desde bebezinha ela já tinha uma camisetinha do Cruzeiro. Ficou também apaixonada, deixava de ir pra eventos pra assistir jogo e aí cresceu essa paixão, conta a tia.
Apesar de ter um rival atleticano na família, Isadora fez questão de ser cruzeirense. Elas enfatizam a alegria de ver o time jogando próximo ao DF, onde residem, e torcem para que Dudu faça o primeiro gol: “É ótimo quando o time vem pra cá, porque dá pra ver que tem bastante cruzeirense Fica próximo de Minas, então eu tenho certeza que a maioria do pessoal aqui vem de lá para cá”. Inclusive, a tia veio da cidade de Buritis (MG) e se hospedou na casa da sobrinha para vivenciar esse momento juntas.
O confronto, organizado pelo Metrópoles Sports, marca o retorno da equipe titular do Cruzeiro ao Campeonato Mineiro após a pré-temporada nos Estados Unidos. Com nomes de peso, o time luta para não decepcionar a torcida, que busca apoiar a conquista de mais um título estadual.
Junto com os dois filhos, Francino Azevedo, de 40 anos, que vive em Brasília, fala sobre sua paixão pelo Cruzeiro, transmitida pela família. Ele está empolgado com a vinda do time à cidade, destacando a importância de eventos como este para os fãs locais. Francino menciona que está torcendo por três títulos este ano: Brasileiro, Sul-Americana e Mineiro. Ele acredita que o jogo de hoje terminará em 3×0 para o Cruzeiro, enquanto seu filho aposta em um 2×0.
“Já tem mais de dois anos que o cruzeiro esteve aqui. A gente não tinha essa quantidade tão grande de futebol. Agora que está mudando a situação. Muito importante ter eventos assim, é bom para a cidade toda”, afirma Francino.
Para muitos, o jogo não é apenas um evento esportivo, mas uma oportunidade única de vivenciar a magia do futebol em um dos principais palcos do país. Entre eles, está a família de Arlindo Martins, de 66 anos, que trouxe o pai, o irmão e os sobrinhos.