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Gaviões, Tucuruvi e Vai-Vai são destaques no 2º dia do Grupo Especial do carnaval de SP em 2025

By 2 de março de 2025No Comments

Águia de Ouro, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre e Estrela do Terceiro Milênio também passaram pelo Anhembi. Veja vídeos dos desfiles. Sambódromo do Anhembi no início da noite deste sábado (1º)
Renata Bitar/g1
Gaviões da Fiel , Acadêmicos do Tucuruvi e Vai-Vai foram os destaques 2º dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2025.
Águia de Ouro , Império de Casa Verde, Mocidade Alegre e Estrela do Terceiro Milênio também desfilaram da noite deste sábado (01) à manhã deste domingo (02).
As sete escolas cruzaram a avenida sem sustos em relação ao tempo de desfile, passando tranquilas pelo Anhembi até o fechamento dos portões e respeitando os 65 minutos. A maioria delas apresentou pequenas falhas, que podem resultar perda de pontos importantes em quesitos como Harmonia, Evolução, Alegoria e Fantasia – a depender da visão dos jurados.
Na primeira noite de desfiles, os destaques ficaram para Dragões da Real, Mancha Verde e Rosas de Ouro. Colorado do Brás, Barroca Zona Sul, Acadêmicos do Tatuapé e Camisa Verde e Branco também passaram pelo Anhembi pelo Grupo Especial.
A apuração das escolas de samba de São Paulo acontece na terça-feira (4).
Desfiles do 2º dia
Águia de Ouro
Império de Casa Verde
Mocidade Alegre
Gaviões da Fiel
Acadêmicos do Tucuruvi
Estrela do Terceiro Milênio
Vai-Vai
Águia de Ouro
Águia de Ouro levou para a avenida um enredo em homenagem a Benito di Paula. Décima colocada no Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2024, a escola fez um passeio pelos maiores sucessos da carreira do cantor e pianista, que na década de 1970, foi vizinho da quadra da agremiação.
As canções “Retalhos de cetim”, “Charlie Brown”, “Amigo do Sol, Amigo da Lua” e “Sanfona Branca” tiveram espaço do samba enredo. E as teclas do piano do artista ganharam vida, na comissão de frente da escola. O movimento na dança dos integrantes dava a ilusão de acordes no instrumento.
Dois carros da escola, incluindo o que trazia Benito de Paula, apresentou problemas ainda na concentração. Embora eles tenham conseguido atravessar bem o percurso, o atraso na entrada resultou em alguns buracos na avenida, o que pode prejudicar a escola no quesito Evolução.
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Império de Casa Verde
A Império da Casa Verde fez uma revolução no mundo quadrinhos e nos clássicos da literatura. Branca de Neve virou Preta de Neve, o Batman deixou de ser herói e o Peter Pan apareceu adulto no carro da comissão de frente, que foi um dos destaques da escola.
Ao longo do percurso, o elenco coreografado mostrava uma releitura de diversos personagens, trazendo questionamentos sobre os contos e histórias.
Os 220 ritmistas da bateria levantaram a arquibancada ao fazer suas paradinhas e coreografias. E os carros alegóricos surpreenderam o público com seus detalhes.
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Jagunços se beijam na Comissão de Frente da Império da Casa Verde
Mocidade Alegre
Atual campeã do carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre tenta o tricampeonato com um enredo que fala dos amuletos de sorte que são utilizados pelo povo brasileiro. O tema mostra a história dos patuás e de outros objetos de devoção. A própria presidente da escola, Solange Bichara, costuma roubar a cena nas apurações das campeãs carregando seus patuás durante a contagem dos pontos. E suas mãos foram representadas na última alegoria do desfile.
A bateria roubou a cena ao formar um enorme terço, onde cada integrante representava as contas menores do símbolo religioso. Em seguida, os ritmistas formavam um coração com o cordão, enquanto a rainha de bateria, Aline Oliveira, carregava uma cruz iluminada. O samba também levantou a arquibancada, que cantou junto com os 2700 componentes da escola.
Durante a passagem do carro Altares das Irmandades Negras, as luzes se apagaram. Embora tenha sido por poucos segundos, a escola pode pender pontos no quesito Alegoria, a depender da visão dos jurados. O último carro (Mandigas para mais uma vitória) também apresentou problemas ao longo do percurso, fazendo pausas pelo Anhembi e deixando, por vezes, espaços na pista. O carro, que era motorizado, pifou e precisou ser empurrado.
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Gaviões da Fiel
Quarta escola a entrar na avenida, a Gaviões da Fiel levou seu primeiro enredo afro. A escola, que ficou com a quarta posição no carnaval de São Paulo 2024, falou das máscaras africanas e usou o personagem do espírito Orumilá para viajar pelo continente negro.
A comissão de frente trouxe uma coreografia muito bem cadenciada que representava o resgate à ancestralidade — todas as coreografias da escola, aliás, foram pensadas com base em danças originárias dos povos da África. A parte de cima da fantasia de um dos membros da comissão de frente, que representava Exu, arrebentou, o que pode fazer com que a escola perca pontos.
A bateria da agremiação chamou a atenção ao incluir batidas de música afro em suas paradinhas, ajudando a contar a história do enredo.
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Acadêmicos do Tucuruvi
Terceira colocada do carnaval São Paulo 2024, a Acadêmicos do Tucuruvi vai em busca de seu primeiro título com um enredo que conta a história do manto tupinambá, que foi levado do Brasil há mais de 300 anos. O exemplar de vestimenta sagrada dos indígenas tupinambás foi devolvido ao país em 2024 pela Dinamarca.
A comissão de frente trouxe a representação de um ritual indígena, com um time de componentes muito bem coreografado. A Tucuruvi chamou a atenção pelo efeito visual de suas alegorias e fantasias em cores neon. Outro ponto de destaque foi o carro que representava a feitura do manto, que é feito com penas que caem das aves.
Cunhã Poranga do Boi Garantido, a ex-BBB Isabelle Nogueira estava no topo do último carro da escola, que representava os elementos da cultura indígena.
Carla Prata é a Rainha de Bateria da Acadêmicos do Tucuruvi
Estrela do Terceiro Milênio
Campeã do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo, a Estrela do Terceiro Milênio levou para a avenida um enredo sobre o preconceito contra a comunidade LGBTQIAPN+.
A bateria da escola fez um apagão diferenciado e levantou a arquibancada quando alguns de seus ritmistas trocaram os instrumentos para bater enormes leques nas cores do arco-íris. Milton Cunha fez uma pausa em sua transmissão do carnaval para a TV Globo e veio à frente dos músicos como homenageado.
Um dos ritmistas apareceu com as mangas da fantasia arregaçadas, o que pode gerar perda de pontos para a escola, a depender da visão dos jurados.
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Vai-Vai
O Vai-Vai fechou o segundo dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo homenageando o diretor Zé Celso Martinez, que morreu em julho de 2023, aos 86 anos, após um incêndio atingir seu apartamento. O multiartista adotou o Bixiga, mesmo bairro do Vai-Vai, como local de vida e de produção artística.
A escola, que tem 15 títulos no Grupo Especial, levou o Teatro Oficina, sede da companhia teatral criada pelo dramaturgo, em sua comissão de frente.
O Vai-Vai respeitou o desejo de Zé para que suas obras fossem devoradas após sua morte e “devorou” sua arte e genialidade ao longo do desfile. Em especial no carro abre-alas, que celebrava um grande banquete antropofágico. A mente inquieta e livre do artista também ganhou espaço, sendo representada no segundo carro. Marcelo Drummond, viúvo de Zé, veio na alegoria.
Mesmo sendo a última escola a cruzar a avenida, já com o dia claro, a arquibancada seguiu lotada para acompanhar a passagem da escola e o dia amanhecer — sem precisar ir ao Bixiga pra ver.
Luciana Gimenez é Madrinha de Bateria do Vai-Vai

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O time campeão em 1972

O time campeão em 1972

1. Geraldo Brito, Administração; 2. Dr. Paulo Menezes, Serviço Médico; 3. Hélio Buani, diretor Industrial da Gráfica; 4. Vavá, Coordenação; 5. Melão,Melinho, Manutenção Industrial; 6. Juarez, convidado; 7. Érito, Chaveirinho, Paraguaio; 8. Manoel, goleiro, filho do Dr. Ary, dentista do Serviço Médico; 9. Sinézio, goleiro, Manutenção; 10. Eraldo, Impressão Tipográfica; 11. Eurípedes Maninho, Linotipo; 12. Ximenes, Fotolito; 13. César, convidado; 14. Luis Mendonça, mascote, filho do Luis do Trombone, porteiro da Gráfica; 15. Eduardo, Expedição; 16. Celino, convidado; 17. Dazinho, convidado; 18. Walmir, Administração; 19. Tião, Manutenção.

1. Geraldo Brito, Administração; 2. Dr. Paulo Menezes, Serviço Médico; 3. Hélio Buani, diretor Industrial da Gráfica; 4. Vavá, Coordenação; 5. Melão,Melinho, Manutenção Industrial; 6. Juarez, convidado; 7. Érito, Chaveirinho, Paraguaio; 8. Manoel, goleiro, filho do Dr. Ary, dentista do Serviço Médico; 9. Sinézio, goleiro, Manutenção; 10. Eraldo, Impressão Tipográfica; 11. Eurípedes Maninho, Linotipo; 12. Ximenes, Fotolito; 13. César, convidado; 14. Luis Mendonça, mascote, filho do Luis do Trombone, porteiro da Gráfica; 15. Eduardo, Expedição; 16. Celino, convidado; 17. Dazinho, convidado; 18. Walmir, Administração; 19. Tião, Manutenção.

Um passeio em Paquetá

Associação Atlética Senado Federal

Um passeio em Paquetá

Pelos idos dos anos 1950, os colegas do Senado, sócios da Associação Atlética Senado Federal – ô povo bom de se associar, esses funcionários do Senado – marcaram uma partida de futebol e passeio em Paquetá, ilha na baía de Guanabara. Quem nos faz o relato é Arnaldo Gomes, ex-diretor da Gráfica do Senado: “Foi o time dos funcionários do Senado, o mascote sou eu! à frente de meu pai João Aureliano (1). Reconheci o Velho Madruga (2), que era o presidente da associação, o Arnaldo da Contabilidade (6), o goleiro Darione (3), irmão do Nerione, Zezinho (4) de gorro, Diretor das Comissões e Luiz Monteiro (5) que também veio para Brasília e foi um inesquecível diretor Administrativo do Senado. A foto deve ser de 1950, quando os servidores do Senado foram jogar em Paquetá. Viajamos numa sexta, depois do expediente no Palácio Monroe e voltamos domingo à tarde para o Rio de Janeiro. Do resultado do jogo eu não lembro, mas foi uma diversão.”

Pelos idos dos anos 1950, os colegas do Senado, sócios da Associação Atlética Senado Federal – ô povo bom de se associar, esses funcionários do Senado – marcaram uma partida de futebol e passeio em Paquetá, ilha na baía de Guanabara. Quem nos faz o relato é Arnaldo Gomes, ex-diretor da Gráfica do Senado: “Foi o time dos funcionários do Senado, o mascote sou eu! à frente de meu pai João Aureliano (1). Reconheci o Velho Madruga (2), que era o presidente da associação, o Arnaldo da Contabilidade (6), o goleiro Darione (3), irmão do Nerione, Zezinho (4) de gorro, Diretor das Comissões e Luiz Monteiro (5) que também veio para Brasília e foi um inesquecível diretor Administrativo do Senado. A foto deve ser de 1950, quando os servidores do Senado foram jogar em Paquetá. Viajamos numa sexta, depois do expediente no Palácio Monroe e voltamos domingo à tarde para o Rio de Janeiro. Do resultado do jogo eu não lembro, mas foi uma diversão.”

Associação Atlética Serviço Gráfico

Associação Atlética Serviço Gráfico – AASG

Muito se fala do porquê do encerramento das atividades da associação do Serviço Gráfico. Há duas versões que explicariam o encerramento das atividades que levou, por consequência, ao fim do time de futebol.
Para Sinézio Justen da Silva, goleiro titular do time campeão de 1972, algumas regalias que eram dadas para os profissionais gráficos, atletas, criavam um certo mal- estar entre os servidores. “Por conta das partidas, os jogadores saíam antes de terminado o expediente para treinar e ainda havia a concentração que era feita nos hotéis do Setor Hoteleiro Norte, levando a que os outros colegas reclamassem do tratamento dado a quem atuava no time de futebol”, diz o mineiro de Juiz de Fora que havia chegado a Brasília pouco antes de passar a formar no time da Gráfica.
Há os que dão a explicação mais simples, dizendo que a Assefe passara a aceitar a filiação de servidores da Gráfica o que deixava com função menor a AASG o que poderia levar ao seu esvaziamento. Diante dessa possibilidade a associação foi extinta em 1973.

Muito se fala do porquê do encerramento das atividades da associação do Serviço Gráfico. Há duas versões que explicariam o encerramento das atividades que levou, por consequência, ao fim do time de futebol.
Para Sinézio Justen da Silva, goleiro titular do time campeão de 1972, algumas regalias que eram dadas para os profissionais gráficos, atletas, criavam um certo mal- estar entre os servidores. “Por conta das partidas, os jogadores saíam antes de terminado o expediente para treinar e ainda havia a concentração que era feita nos hotéis do Setor Hoteleiro Norte, levando a que os outros colegas reclamassem do tratamento dado a quem atuava no time de futebol”, diz o mineiro de Juiz de Fora que havia chegado a Brasília pouco antes de passar a formar no time da Gráfica.
Há os que dão a explicação mais simples, dizendo que a Assefe passara a aceitar a filiação de servidores da Gráfica o que deixava com função menor a AASG o que poderia levar ao seu esvaziamento. Diante dessa possibilidade a associação foi extinta em 1973.

Eraldo!

Eraldo!
Conheci Eraldo no início da década de 1990. Cearense, já não portava o corpo de um atleta de futebol da AASG que o técnico Rui Márcio colocava tanto no ataque – e era goleador – quanto na defesa. Sandália de couro, aquela que o nordestino incorpora como poucos ao uniforme do dia a dia, bom de conversa, ele me contava histórias de sua vida nos campos de futebol por Brasília. Se empolgava narrando suas atuações e me falando de nomes que se perderam na minha memória. Talvez minha memória não desse conta de que eu ouvia relatos que expressavam a cultura de um grupo profissional. Do tempo em que a impressão tipográfica tinha sua importância na Gráfica, Eraldo era exímio em sua função. Mas enquanto o braço da máquina subia e descia, ele tinha tempo para mostrar com o movimento de suas mãos o desenho de uma jogada.
Contava-me aos risos a atuação de seu irmão, lateral esquerdo, marcando Garrincha em um amistoso em Fortaleza. Irmãos, mãe, todos foram ao estádio assistir, mas o craque da família jogou só o primeiro tempo. Acabou substituído com o short rasgado pelo tanto de movimento que fazia na tentativa de marcar o 7 botafoguense. Ria solto lembrando dos gritos que dava para incentivar o irmão, “entra duro, não dê chance!”.
Um dia Eraldo pegou sua bolsa, recolheu seu jaleco azul de impressor e nunca mais nos vimos.
Deixou uma história de jogador, de impressor tipográfico, de bom colega.
Obrigado por todas as histórias.
Um abraço, Eraldo!
Conheci Eraldo no início da década de 1990. Cearense, já não portava o corpo de um atleta de futebol da AASG que o técnico Rui Márcio colocava tanto no ataque – e era goleador – quanto na defesa. Sandália de couro, aquela que o nordestino incorpora como poucos ao uniforme do dia a dia, bom de conversa, ele me contava histórias de sua vida nos campos de futebol por Brasília. Se empolgava narrando suas atuações e me falando de nomes que se perderam na minha memória. Talvez minha memória não desse conta de que eu ouvia relatos que expressavam a cultura de um grupo profissional. Do tempo em que a impressão tipográfica tinha sua importância na Gráfica, Eraldo era exímio em sua função. Mas enquanto o braço da máquina subia e descia, ele tinha tempo para mostrar com o movimento de suas mãos o desenho de uma jogada.
Contava-me aos risos a atuação de seu irmão, lateral esquerdo, marcando Garrincha em um amistoso em Fortaleza. Irmãos, mãe, todos foram ao estádio assistir, mas o craque da família jogou só o primeiro tempo. Acabou substituído com o short rasgado pelo tanto de movimento que fazia na tentativa de marcar o 7 botafoguense. Ria solto lembrando dos gritos que dava para incentivar o irmão, “entra duro, não dê chance!”.
Um dia Eraldo pegou sua bolsa, recolheu seu jaleco azul de impressor e nunca mais nos vimos.
Deixou uma história de jogador, de impressor tipográfico, de bom colega.
Obrigado por todas as histórias.
Um abraço, Eraldo!

Joberto Sant’ Anna

Presidente da Assefe